Cinema

O conceito de programação de cinema para o GTM 2018, em redor do tema da água, parte do documentário de Patricio Guzmán – O Botão de Nácar – que será exibido nos dias do Gaia Todo um Mundo. Neste documentário sobre o Chile, e sobre a água, é abordada a história da antiga população indígena da Patagónia e o seu respeito pela água. A água era considerada como elemento da família. Água – Família.

A água como parte da família, como elemento diário, como intimidade, como dignidade é o mote para o programa de cinema que será apresentado em vários locais do centro histórico de Vila Nova de Gaia. O público é desafiado a fazer um percurso pelos filmes, um movimento de aproximação às diversas abordagens que cada filme traz. A partir de um pequeno riacho, onde será exibido um dos filmes mais emblemáticos da origem do cinema Português - Douro, Faina Fluvial -, até desaguar no rio com uma mostra de filmes que traz todas as possibilidades, oriundas de muitos afluentes. O curso das águas, os filmes, convidam o público numa viagem, entre os vários espaços (ou os vários portos) com visões, conversas e navegações inesperadas e reveladoras. O programa promete viagens por mares de fantasia, sonhos de água e até tormentas. A partir de diferentes obras, Gaia será a sala de cinema de Todo Um Mundo, todos os afluentes vêm desaguar a Gaia nestes 4 dias, e todos são convidados a mergulhar no mar do mundo.

Programador: Sérgio Marques

quinta, 27 de setembro 15:00 - domingo, 30 de setembro 21:00