Arte Urbana

A mudança de século presenteou-nos com um leque de paradigmas sobre os quais, enquanto sociedade, nos devemos debruçar de forma urgente. Uma dessas realidades prende-se com o ambiente e as alterações climáticas globais.

O sistema de produção e consumo, assente na contínua exploração de recursos finitos irá, irremediavelmente, conduzir-nos a uma ruptura civilizacional, caso não se reflicta e trabalhe em conjunto para a alteração desse processo.

É com base nesta premissa, que se revela cada vez mais fundamental o papel da Arte enquanto catalisador de ideias e ferramenta de pensamento crítico e acção.

A intervenção artística no espaço público adquire relevância e protagonismo, não somente pelo seu carácter aberto e impactante, mas essencialmente, pela proximidade e diálogo que estabelece com o público e as comunidades, elementos chave para a construção de um futuro sustentável, comum e possível.

O caminho que devemos percorrer é transversal a uma postura política, conceptualmente consciente e desafiadora da problemática em causa e é essa mesma, a característica ímpar deste projeto: um trajeto demarcado pela postura, pelas temáticas, pelos processos conceptuais e/ou linguísticos, pelas materialidades e tudo o de único que compõe a obra destes artistas, que não só fazem esta caminhada connosco, como nos ajudam a talhar esta viagem.

Esta ROTA SUSTENTADA é uma via única, um confronto singular, tanto pelas formas físicas que adquire com base na criação e no pensamento, como pelas questões aparentemente intangíveis com que nos desafia, encaminhando-nos para uma chamada de atenção e para a urgência da reflexão com base num denominador comum: o ambiente.

 

Lara Seixo Rodrigues e Miguel Januário, programadores Arte Urbana

Arte Urbana
quinta, 15 de junho 11:30
Ruas do Centro Histórico
Andreco Andreco nasceu em Roma e trabalha entre Roma, Bolonha e Nova Iorque como artista e cientista. É também engenheiro [...]
quinta, 15 de junho 16:30
Ruas do Centro Histórico
“ROTA SUSTENTADA” | Rota de Arte Urbana André da Loba | Rua Guilherme Gomes Ferreira André da Loba é um artista e poeta relutante. Caminhante. [...]
sábado, 17 de junho 15:00
Ruas do Centro Histórico
“ROTA SUSTENTADA” | Visita Guiada com os Curadores André da Loba | Rua Guilherme Gomes Ferreira André da Loba é um artista e poeta [...]