Evento

The Quest Of The Lonely Dorymen + Ouro Branco

Cinema
Data: domingo, 30 de setembro 15:30

Local: Sala de estar do Zé da Micha

No vídeo  The Quest of the Lonely Dorymen  evoca-se a alegoria dos solitários pescadores-marinheiros dos dóris. As viagens da Frota Branca à Terra Nova, Labrador e Gronelândia no Canadá entrecruzaram-se com Portugal, na ria de Aveiro e na sua comunidade piscatória. O ambiente cinemático tem, por isso, como fonte principal a água e o sal.

Através de um arquivo de família e de testemunhos anónimos procura-se trazer à visibilidade um discurso imagético, particular, do período do Estado Novo – a Campanha do Bacalhau – que tem sido silenciado ao longo do nosso passado recente.

No filme desenha-se um percurso de errância: respingam-se fragmentos da paisagem da cidade e exploram-se as fragilidades dessa deambulação entre as ruínas do maritimísmo português, a decadência industrial, e a pós-memória coletiva do litoral na atualidade.


Ficha técnica:

Realizador: Mariana Mendes Delgado 

Ano: 2016/2017 

Duração:10’ + 8’

Género: documentário experimental 

Classificação etária: não classificado - sugestão M/12

Conversa com Luísa Sequeira, Mariana Mendes Delgado e antigos pescadores de bacalhau da Afurada (dia 28) e mulheres de antigos pescadores de bacalhau da Afurada (dia 30)

 

Endereço
Zé da Micha

 

Mapa


 

Todas as datas


  • De sexta, 28 de setembro 18:30 a domingo, 30 de setembro 15:30
  • domingo, 30 de setembro 15:30
  • sexta, 28 de setembro 18:30