Evento

Filmes para crianças dos 6 aos 9 anos

Cinema
Data: sábado, 29 de setembro 14:00

Local: Largo de Santa Marinha

O Cinema Insuflável é uma sala de cinema itinerante dirigida a crianças dos 3 aos 12 anos. Com todos os requisitos de uma sala de cinema, com o escuro necessário, e com 30 lugares, é uma sala que acolhe programas de cinema vindos de todo o mundo. Para o Gaia Todo um Mundo a sala de cinema das crianças vai apresentar além de um programa em parceria com o NFB - National Film Board of Canadá, uma das entidades mais importantes do mundo do cinema de animação, filmes inesquecíveis da história do cinema mundial com a apresentação de curtas de Charles Chaplin, Buster Keaton e Bert Haastra. Desde os primórdios do Cinema até ao mais contemporâneo, exibindo todos os registos possíveis: ficção, animação, documentário e cinema mais experimental.

Duração: 40 min


O Gato Voltou

Cordell Barker

Canadá, 1988, 7’, animação, sem diálogos 

Baseada numa canção popular, esta louca animação mostra as tentativas maníacas do Sr. Johnson para se livrar de um pequeno gato amarelo, que não quer de maneira nenhuma abandonar a casa.


Outono

Cécile Fauchie, Helene Letourneur, Louise Flatz, Marie Briand, Marina Saunier Yann Austin

França, 2016, 3’, animação, sem diálogos

Na oficina mágica das quatro estações, o Outono está a ultimar as mudanças da sua estação no planeta Terra. Está apressado para revelar as suas cores ao mundo, mas não tem muito tempo porque o Inverno já vem a caminho.


O Sonho do Mar

Ellen Besen

Canadá, 1979, 5’, animação, inglês com legendas em português

As crianças, tal como os adultos, têm às vezes uns dias maus. A menina deste filme decide mergulhar numa fantasia do fundo do mar e divertir-se com a sua amiga, a senhora Polvo. O regresso à realidade é revigorante.


História Trágica com um Final Feliz

Regina Pessoa 

Portugal, 2005, 8’, animação, falado em português 

Há pessoas que, contra a sua vontade, são diferentes. Tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar junto dos outros... no coração.


Zoo

Bert Haanstra 

Holanda, 1962, 10’, documentário, sem diálogos

Quando visitamos um jardim zoológico quem é que observa quem? 


O Campo à Beira Mar

André Ruivo 

Portugal, 2015, 8’, animação, falado em português

Quando chega o verão as praias junto ao mundo rural são tomadas por estranhos invasores.


O Barco

Buster Keaton 

EUA, 1921, 21’, ficção, mudo com intertítulos em inglês e legendas em português 

Buster Keaton vai com a sua família de viagem com um barco que ele próprio construiu. Como é de esperar, a viagem acaba por ser um conjunto de desastres inesperados.


Os Olhos do Farol

Pedro Serrazina 

Portugal, 2010, 15’, animação, sem diálogos

Numa ilha rochosa e exposta aos elementos, um faroleiro vive isolado com a sua filha. Do alto da sua torre o pai vela rigorosamente pelo horizonte e pela segurança dos barcos que passam. Sem outra companhia, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objetos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objetos desvendam acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…

 

 

Endereço
igreja de Santa Marinha

 

Mapa


 

Todas as datas


  • De quinta, 27 de setembro 11:00 a domingo, 30 de setembro 17:00
  • domingo, 30 de setembro 17:00
  • domingo, 30 de setembro 14:00
  • domingo, 30 de setembro 11:00
  • sábado, 29 de setembro 17:00
  • sábado, 29 de setembro 14:00
  • sábado, 29 de setembro 11:00
  • sexta, 28 de setembro 16:00
  • sexta, 28 de setembro 11:00
  • quinta, 27 de setembro 16:00
  • quinta, 27 de setembro 11:00