Mercearia do Bernardino


Responsável: Elsa
Morada: Rua Cândido dos Reis, 272, 4430-999 Vila Nova de Gaia
Coordenadas: Lat. 41.135239 | Long. -8.611935
Contato: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 223 756 253
Petisco: Petinga de Escabeche em broa de milho com Burmeister tinto
Bio: A Mercearia do Bernardino data de 1960. A História desta Mercearia confunde-se com a história da Rua Cândido dos Reis nos últimos 57 anos; por lá passaram grande parte das famílias da Rua Cândido dos Reis, foram partilhadas histórias, vividos momentos.
Em 2015 a Mercearia do Bernardino renova-se e é criado um novo conceito.
Para além do espaço de Mercearia nasce um novo espaço onde é possível desfrutar da singular paisagem que o Rio Douro proporciona, acompanhada de uma série de petiscos inspirados nos sabores da nossa infância, os sabores das nossas avós. Com base nas tradições respondemos ao desafio que nos foi proposto pela Câmara Municipal de Gaia, apresentamos um petisco que nos remete para memórias passadas, a Petinga de escabeche em broa de milho. Sendo a Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada uma freguesia com ligação directa ao rio e ao mar, uma freguesia com tradição piscatória, terra de pescadores; sabendo que o escabeche era um modo tradicional de conservar alimentos, especialmente para longas viagens além mar, quisemos apresentar um "petisco" com tradição e que ao longo dos anos tem caído em desuso. A Petinga de escabeche em broa de milho será acompanhada de um vinho Burmester branco com aroma de flor de citrinos, lima e limão combinados com nuances de fruta tropical, que contrasta de forma perfeita com os sabores intensos do petisco que apresentamos. Esta é a contribuição da Mercearia do Bernardino para a Rota dos Petiscos, um apelo aos sabores, memórias e tradições.